sábado, 4 de maio de 2013

PEQUENOS AGRICULTORES EM AÇÃO NO MÉDIO SÃO FRANCISCO



AGRICULTORES EM AÇÃO : Vazanteiros cultivam culturas anuais em margens do rio São Francisco.



Pescador artesanal, vazanteiro e otimista, o jovem  Geovane socializa  com o seu experiente pai, senhor Vicente, a prática centenária do plantio de vazantes às margens do rio São Francisco, em terras denominadas  ilhotes.
A dupla aguarda as enchentes abaixarem, geralmente no mês de março, e começam o plantio de culturas anuais com possibilidade de realização de até duas safras por ano.
Segundo Geovane, eles conseguem uma renda líquida satisfatória com o pequeno agronegócio ao ponto de continuarem a plantar todo ano ;mas ressalta sobre a falta de orientação técnica e impulsos financeiros para  investimento nos chamados terrenos de vazantes.

“Você vei em minha roça mim entrevistar e mim instruiu também. Parte de meu feijão tem virose e eu não sabia”
Além da instrução técnica é salutar lembrar da questão ambiental. Em sua maioria, estes pequenos agricultores usam inseticidas sem controle técnico- sanitário a  dez ,quinze metros do leito dos rios. Uma política de controle biológico destes insetos transmissores de viroses (mosca branca e pulgão ) comprometedoras da produtividade do feijão, melancia ,mandioca, ganha relevância inquestionável  na atualidade.
Um dos objetivos do nosso portal é a implantação do  projeto  ORGcontrol ( controle orgânico de pragas desafiadoras).No caso supracitado indicamos algumas conhecidas receitas mas não muito difundida em nosso meio.veja o que o que o senhor Geovane vai fazer:

No caso da lagarta do olho do milho (spodóptera frugiperda )
Aplicação do caldo das  folhas do nim;planta bem difundida em nossa região
No caso da mosca branca ( A pior praga das leguminosas nos últimos tempos)
Instalação de placas amarelas de papelão ou plástico untados com óleo.O amarelo atrai a mosca branca


.