É muito comum encontrarmos em tomateiros aparentemente saudáveis estes sintomas (fundo preto ).Presume-se que em uma plantação acima de uma hectare, o prejuízo inicial pode ser significativo uma vez que este material atacado não serve para consumo.
Pois bem, voltando ao que interessa,identificamos que o problema está relacionado a falta ou deficiência de cálcio se caracterizando,não como doença mas como um distúrbio fisiológico que começa a se manifestar no ponto de crescimento do fruto,tornando sua pele sensível e acarretando o fundo preto como mostra a imagem do acervo.
A tomada de decisão para o agricultor que vai plantar tomate em larga escala deve está centrada em fazer a coisa certa.E este fazer certo perpassa por uma séria de medidas que devem ser seguidas à "risca".
Primeira: Não deixe de procurar um profissional na área;um técnico para indicar a ações premissas a ponto de descobrir se o solo já tem necessidade de correção deste mineral. Uma série de sub ações se entrelaçam a esta e só um profissional pode coordená- las e garantir o sucesso a baixo de Deus.Por exemplo a análise de solo pode indicar uma futura calagem ou gessagem.
Segunda :nem sempre o cálcio está ausente no solo,mas mesmo assim ocorre o fundo preto.É que o cálcio tão importante para o tomateiro também é difícil de ser absorvido pela planta em certa condições.A exemplo citamos a implantação de tomateiros em solos compactados,impedindo o desenvolvimento correto da raiz pivotante e demais.Este evento provoca a incapacidade de absorção de cálcio que, consequentemente, contribui para o aparecimento do distúrbio nos frutos das primeira pencas.
Terceira : o estresse hídrico (planta murcha por falta de água ) é crucial para a instalação do problema.Deixar a planta sem água,principalmente no início da floração e formação dos frutos pode ser uma porta aberta sem revista para o fundo preto,porque sem água e solo quente o cálcio não transloca. É uma espécie de congelamento, uma vez que o cálcio empedra em água e solo quente.
Muitos agricultores tomam medidas e atitudes "perversas" com a planta .É uma espécie de overdose o que costumam fazer aleatoriamente sem controle técnico e ao invés de resolver, acabam provocando intoxicações com excesso de fertilizantes e agrotóxicos.
Lembremos que o sucesso no campo depende da adequação das práticas às velhas e novas tecnologias.Miremos nos empresários rurais bem sucedidos no nosso município para entendermos que sem conhecimento a vaca vai pro brejo.
Se você, pequeno agricultor, já vivenciou estes problemas em sua lavoura e não conseguiu entender o que estava acontecendo;agora não carregue mais dúvidas!O fundo preto ou distúrbio fisiológico por deficiência de cálcio pode voltar e esta é a maior missão deste portal;informação.
Tive uma lavoura dizimada por este problema.como faço para entra em contato com um profissional para me ajudar na próximo plantio.que fertilizante usar.você fais análise de solo.
ResponderExcluirOlha amigo agricultor a primeira coisa a fazer é buscar informação nos órgãos mais próximo da sua localidade.Vá à secretaria de agricultura do município de Malhada,se o senhor for daqui,eles devem estar preparados para instruí-lo para dizer o que fazer e como fazer.
ExcluirQuanto a análise de solo, nosso portal não faz mas retiramos as amostras e as encaminhamos a um laboratório de confiança em Luís Eduardo.Mande-nos uma mensagem com os seu endereço, inclusive de sua propriedade, para prestarmos assessoria gratuita ao senhor.
Assumimos este compromisso com ônus apenas das despesas de transporte para o Sr. Há!!! O preço da análise completa são 40,00 reias.Encarregamos de interpretá-la e orientar o sr. na tomada de decisão correta.
Estou passando por este perrengue, e creio que, os meus tomates, estaoestão com falta de cálcio. Hoje trabalho sem agrotóxico, e aculturação tomate, é algo novo pra mim.
ResponderExcluir