segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FUNGO PODE SER ALTERNATIVA VIÁVEL PARA CONTROLE DA CIGARRINHA DAS PASTAGENS

Foto : MALHA verde


















FUNGO É ALTERNATIVA VIÁVEL PARA CONTROLE DA CIGARRINHA DAS PASTAGENS

Multiplicado em laboratório, o  metarhizium anisopliae  é uma alternativa eficaz e barata para controlar diversas espécie de cigarrinhas das pastagens.este fungo comercializado em forma de inseticida biológico, como por exemplo  citamos  a marca comercial  METARHIZIUM JCO , que  libera seus esporos os quais  germinam sobre estas   e  as parasitam, quer seja ninfas ou adultos, danificando seus tecidos  até a sua morte .O fungo se prolifera no cadáver das cigarrinhas e espalha seus esporos através do vento  e a água para toda pastagem ,acarretando o controle permanente da praga.
Esta tecnologia, se aplicada no campo, eliminam  de três a quatro aplicações de veneno  altamente tóxico;tendo em vista que uma única aplicação do fugo elimina  até quatro gerações de cigarrinhas.
Naturalmente encontrados  e depois multiplicados em bilhões de vezes, eles voltam para a natureza para fazer o controle biológico de pragas, uma vez que uma única dose de fungos possui de  600 bilhões a um trilhão de conídeos.

O ciclo biológico das cigarrinhas


O ovo das cigarrinhas se desenvolve de 2 a 6 dias e permanece viável por 200 dias, sendo que em cada postura há em torno de 100 ovos. Já as ninfas se desenvolvem de 30 a 50 dias. As principais espécies de cigarrinhas encontradas no município de malhada são Deois flovopicta (chamada de corintiana, pelas cores preta e branca), Malhada fimbriolata (chamada de flamenguista, pelas cores preta e vermelha) e Zulia entreriana.

quando ninfas, sugam seiva pelas raízes a qual é usada como alimento e proteção, em forma de bolhas de espuma.
Foto: internet
Foto:internet
Quando aplicar o fungo ou fazer o controle biológico;

É preciso fazer um levantamento a campo para especificar se o ataque  atingiu o nível de dano econômico.o produtor irá demarcar pontos de amostras com área igual a 1 metro quadrado,de modo que sejam realizadas três amostras por há e se for encontrado quatro ou mais pontos de espuma ou ainda dez ninfas por m2; faz- se  necessário começar aplicar o fungo imediatamente.
Foto : MALHA verde

 Outro detalhe muito importante é a armazenagem deste material.deve-se armazená-lo em baixa temperatura( cerca de sete graus ) em geladeiras bem como aplicar em horas frescas do dia  ou até a noite quando a umidade atmosférica aumenta.
Aplique e veja a  eficiência  quinzenalmente do controle biológico desta praga .
  
Redação : Anderson Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário